top of page
Buscar
  • Foto do escritorCentral24horas

Vídeo Analítico para Monitoramento de Alarme

Atualizado: 20 de jul. de 2023

O que é Vídeo Analítico e como ele funciona


O Vídeo Analítico, também conhecido como Análise Inteligente de Vídeo, ou Video Analytics em inglês, é uma tecnologia capaz de analisar vídeos a fim de detectar e identificar eventos e objetos automaticamente.


Suas possibilidades de aplicação são inúmeras, desde as mais simples como detecção de elementos de movimento, até as mais avançadas como o trackeamento desses elementos na imagem.

Como o Vídeo Analítico funciona


A tecnologia de Vídeo Analítico funciona através de um algoritmo que é treinado para reconhecer imagens específicas e movimentos. Na prática, ele pode funcionar de diversas formas diferentes a depender do que se pretende analisar. As principais e mais utilizadas delas são:


Detecção de elementos específicos

O grande diferencial do Vídeo Analítico é a identificação de elementos específicos na imagem, ou seja, ao ensinar ao sistema como um corpo humano se parece, por exemplo, sempre que uma pessoa aparecer nos registros de vídeo, o algoritmo saberá identificá-la. Isso é possível, pois se trata de uma tecnologia baseada em deep learning ou aprendizagem profunda de máquina


Dessa forma, conseguimos saber diferenciar quando registramos uma pessoa, um automóvel ou um cachorro passando por determinado local.


Cruzamento de Linha Virtual


Neste modo, é possível “desenhar” linhas virtuais sobre locais estratégicos com o objetivo de monitorar todas as vezes que algum elemento atravessar determinada linha. Dessa forma, conseguimos criar cercas virtuais sobre muros e em entradas, por exemplo, que avisarão sempre que algum elemento as ultrapassar.



ROI: Region Of Interest

Assim como podemos criar linhas virtuais, também é possível delimitar Áreas de Interesse, os chamados ROI. Ao invés de monitorar todas as áreas mostradas no vídeo, o que exige um alto nível de processamento do sistema, é possível focar a detecção de elementos específicos em locais específicos.


Imagine que você monitora a entrada de uma garagem onde somente é permitida a entrada de automóveis. A passagem de pessoas no local é proibida e você gostaria de identificar sempre que isso acontecer, enquanto ignora a movimentação de carros. A forma mais prática de fazer tal controle seria criando um ROI para detecção de pessoas na área de entrada da garagem. Assim, todos os indivíduos que entrassem na área de interesse seriam detectadas enquanto os carros seriam ignorados.


Basicamente, você pode ter o vídeo analítico embarcado diretamente nas câmeras, no gerenciador de imagens (DVR), etc..


O custo deste serviço?


Nossos parceiros de monitoramento não paga por este serviço, ele já está atrelado ao seu contrato de monitoramento e o vídeo alarme.


Entre em contato com nosso suporte, iremos passar todas as informações necessárias.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page